sexta-feira, 24 de agosto de 2007

AVIÃO DA PANTANAL LINHAS AÉREAS DERRAPA EM CONGONHAS.


Chuva

Avião da Pantanal derrapa em Congonhas

Publicada em 16/07/2007 às 13h48m

O Globo Online

SÃO PAULO - Um avião da companhia aérea Pantanal derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. O vôo 4763, que decolou de Araçatuba (SP), a 513 km da capital paulista, pousou na pista principal e foi parar no gramado. Segundo a Infraero, o incidente ocorreu às 12h43m e o aeroporto ficou fechado até 13h02m. Ninguém se feriu. A pista foi reaberta e dos 129 vôos programados para decolar, 16 estão com atraso.

De acordo com a assessoria da Pantanal, havia 21 pessoas na aeronave ATR 42, um turbohélice com capacidade para 45 pessoas. Além de passageiros de Araçatuba, o avião trazia passageiros da cidade de Bauru.

Este é o primeiro avião que derrapa em Congonhas depois da reforma da pista principal. Antes das obras, quatro tinham derrapado. Foi justamente por conta do risco de derrapagens que a pista foi interditada e passou por reformas. O serviço de grooving, no entanto, que são ranhuras na pista e servem justamente para aumentar a aderência dos pneus das aeronaves, ainda não foi feito.

Segundo a Pantanal, o avião sofreu uma aquaplanagem, já que no momento do pouso chovia.

A pista reabriu no dia 29 de junho e a Infraero havia afirmado que, por ser o período de inverno e tempo seco, não haveria problemas com a falta do grooving, que só deverá ficar pronto no fim de setembro. ( leia sobre a reabertura da pista ).

Antes da reforma, a pista principal de Congonhas estava sendo fechada sempre que chovia e a água na pista acumulava mais de 3 mm. As interdições ocorriam em praticamente todos os dias com chuva na cidade.

A última derrapagem antes da reforma ocorreu com um boeing da Varig, em 17 de janeiro. A derrapagem ocorreu quando já estava vigorando a determinação do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) para suspender pousos e decolagens quando ocorresse chuvas. A determinação entrou em vigor desde 29 de dezembro.

Outra derrapagem aconteceu no início de outubro de 2006, com um avião da Gol, uma semana após a colisão de um jato da companhia com um Legacy, que deixou mais de 150 mortos. O avião da Gol estava pousando e derrapou na pista molhada, invadindo o gramado. Os 122 passageiros e seis tripulantes foram retirados e ninguém ficou ferido. O vôo, de número 1941, vinha de Cuiabá para São Paulo.

Em março, um avião da companhia BRA derrapou na pista de Congonhas e, por pouco, não caiu sobre a Avenida Washington Luiz. Executivos da BRA culparam as más condições da pista. Desta vez, a derrapagem teria acontecido pelo acúmulo de borracha de pneus na pista.

Após esses incidentes, a pista principal de Congonhas passou a operar mediante um Notam (Notice to Airmen), um alerta para que os pilotos operem com cautela por causa da possibilidade de pista escorregadia.

A Infraero já vinha adotando também um novo método de limpeza da pista para retirar os resíduos deixados pelos pneus dos aviões, que deixam a pista 'emborrachada', aumentando os risco de acidentes. A empresa também colocou microesferas de aço sobre o asfalto para melhorar a aderência dos pneus.

Pelo aeroporto de Congonhas passam 80% dos vôos no Brasil e por ali circulam diariamente 47 mil passageiros. Sua importância é estratégica, seja em conexões, escalas ou pousos e decolagens.

Congonhas já foi reformado e sua capacidade de passageiros subiu de 8 para 12 milhões de pessoas por ano. O problema é que Congonhas já recebe número de pessoas maior do que esse. São 17 milhões de passageiros por ano, superando o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que recebe cerca de 14 milhões, tem capacidade ociosa e está ganhando um terceiro terminal para chegar a 27 milhões de passageiros. Na comparação com movimentação de Congonhas, Guarulhos se torna o segundo principal do país para a aviação civil.


Um comentário:

Blog do Jorge Tadeu disse...

Olá Junior
Parabéns pelo texto. Muito bem produzida sua nmatéria.
Abraços
Jorge Tadeu
Site Desastres Aéreos
www.desastresaereos.net